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Editora Savit Song

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Fonográfica Ltda - Editora Savit Song – Edições Musicais Ltda – também faz parte do corporativo, do cantor e compositor Tivas Miguel que conhecedor do gênero para incentivar toda classe de compositores do Brasil desde os famoso aos ainda desconhecidos. conheça um pouco Sobre as editoras musicais.

Revolução Industrial e a substituição das partituras escritas pelas editadas

As editoras musicais começaram a aparecer no final do século XIV com a invenção da prensa tipográfica por Gutenberg e tiveram importante influência a partir das revoluções burguesas,[2] especializando-se em contratar compositores e autores de letras,[3] quando passaram a ser a forma de comércio de música por excelência.[1] O surgimento das casas editoriais de música beneficiou-se de mudanças nas técnicas de fabricação de papel e dos livros propiciada pela Revolução Industrial que permitiu o barateamento e a popularização dos produtos.[4] Assim, as editoras passaram a promover concertos e temporadas com as canções dos seus catálogos, tanto de música clássica como de ragtime e outros ritmos populares.[2] O crescimento dessas casas editoriais foi imenso nessa época, adquirindo elas a mesma importância que teriam as gravadoras no período subsequente, sendo os editores de partituras os empresários da indústria da música nessa época.[1] Essa expansão foi muito forte especialmente nos grandes centros irradiadores de cultura, produzindo localidades ou nichos especializados no negócio, isto é, um sistema de editoração musical centralizado.[2] Isso se deu em lugares como Rio de Janeiro[2] e São Paulo,[5] [6] [7] Tin Pan Alley em Nova Iorque,[8] [9] ou a Denmark Street em Londres.[2]

No Brasil, até o final do século XIX apenas cinco províncias possuíam casas editoriais de partituras: Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Pará.[2]

Após o advento das gravações

Com a invenção do fonógrafo e do gramofone, no final do século XIX, as gravadoras (ou editoras discográficas) passaram a exercer o papel de indústria dinâmica, crescendo em taxas exponenciais.[10] As gravadoras passaram a contratar artistas para gravações,[11] mas o repertório a ser gravado estava já vinculado às editoras musicais. O que se deu é que as editoras musicais passaram a funcionar como "intermediários" entre os artistas ou as gravadoras e os compositores, ficando a gravadora responsável pelo processo de produção, de distribuição e de promoção dos fonogramas e as editoras pelos direitos de reprodução do repertório a ser gravado.[1] Assim, as editoras normalmente possuem os direitos patrimoniais sobre a composição (cedidos pelos compositores em troca da promoção das composições)[1] e, ao serem essas obras gravadas e distribuídas em mídias, as editoras arrecadam o valor da venda das mídias e repassam aos compositores, ficando com um percentual.[12] Portanto, as editoras detém os direitos patrimoniais sobre aquilo que é gravado (o material sobre o qual se dá a interpretação do artista: o repertório) e as gravadoras sobre o resultado da gravação (os fonogramas).[12]

A Editora Savit Song – Edições Musicais Ltda

Tem hoje o prazer de da oportunidades aos autores das mais variados gêneros onde com ou sem gravadora sua obra fica protegida para os direitos autorais seja uma realidade remonerada.



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